A importância da manutenção nos edifícios de Comércio e Serviços

Posted on: Abril 19th, 2016 by Alexandre Campos No Comments

Os diversos equipamentos instalados nos edifícios de comércio e serviços contribuem cada vez mais para o consumo energético do edifício, sendo em muitos casos responsáveis por níveis de consumo superiores a 50% do consumo total de energia do edifício.

A maioria destes equipamentos, sejam equipamentos AVAC (Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado), sejam equipamentos utilizados no normal funcionamento do edifício (como por exemplo equipamentos de cozinha, de refrigeração, de lavandaria, etc.) vão se degradando ao longo do tempo, deixando de funcionar correctamente, o que resulta numa diminuição da eficiência do equipamento e o consequente aumento do consumo de energia.

Para minimizar os efeitos da degradação dos equipamentos uma adequada manutenção preventiva é essencial, pois permite melhorar as condições de funcionamento de cada equipamento, além de aumentar a sua vida útil. Outro aspecto importante da manutenção preventiva é que permite diminuir a probabilidade de uma falha inesperada no equipamento. Resumindo, tal como todos nós levamos o carro à revisão anualmente ou após um determinado número de quilómetros percorridos, os equipamentos também necessitam de ser sujeitos a manutenção periódica.

No caso concreto dos equipamentos AVAC, com procedimentos de manutenção regulares conseguimos, além de aumentar a eficiência dos sistemas, melhorar as condições dos espaços onde estes equipamentos actuam, principalmente no respeita à qualidade do ar interior permitindo assim aumentar o nível de conforto proporcionado aos utilizadores do edifício.

É possível assegurar que uma adequada manutenção preventiva aos equipamentos existentes nos edifícios de comércio e serviços permite poupanças energéticas significativas, às quais se somam as poupanças económicas evitadas com as substituições precoces dos equipamentos, permitindo ainda reduzir os tempos de paragem devido a falhas e diminuir reclamações de clientes ou utilizadores dos edifícios.

Tendo em conta a importância da manutenção, na Âmago desenvolvemos um software de gestão de manutenção – GEMAX – que permite ao proprietário ou gestor do edifício organizar a manutenção de uma forma muito simples e prática. Com a ajuda do nosso software é fácil saber quais os pedidos de manutenção realizados (quer de manutenção correctiva quer de manutenção preventiva), quais os custos da manutenção realizada em cada equipamento ou local, definir o Plano de Manutenção para todos os equipamentos e locais, apresentando-se como uma ferramenta essencial no apoio às equipas de manutenção e aos gestores dos edifícios.

 

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