Na ÂMAGO – ENERGIA INTELIGENTE pode contar com peritos qualificados para a emissão do seu Certificado Energético (CE). Contacte-nos e agende já a sua certificação, garantimos qualidade e rapidez no processo.
O que é o Certificado Energético
O Certificado Energético é um documento que avalia a eficiência energética de um imóvel, emitido por técnicos autorizados pela ADENE.
Com a implementação do Certificado Energético, o principal objetivo do SCE é apresentar um conjunto de informação relevante sobre o Desempenho Energético dos Edifícios, tais como:
- a sua classificação energética, de modo que o consumidor possa dispor de informações claras ao comparar os imóveis em função do seu desempenho energético;
- um quadro de Medidas de Melhoria identificadas por um profissional e que conduzem à otimização da Eficiência Energética, do conforto e da redução do consumo energético;
- as componentes do edifício e os seus sistemas técnicos, permitindo cadastrar num mesmo documento toda a informação relacionada com o desempenho energético, que pode parecer de difícil acesso aos condóminos.
O Certificado Energético quantifica a eficiência energética de um edifício numa escala de 8 classes (A+, A, B, B-, C, D, E e F), em que A+ tem um excelente desempenho energético e F possui um péssimo desempenho. Além disso, aponta os consumos relativos à climatização ambiente e das águas sanitárias, apontando também melhorias práticas para se reduzir o consumo energético, como a instalação de vidros duplos ou o reforço do isolamento térmico e acústico.
Dessa forma, os moradores do edifício sabem exatamente o que podem fazer a fim de reduzir o consumo energético do seu lar e poupar nas faturas de eletricidade.
Fatores que determinam a classe energética
A classificação energética de um edifício pode variar seguindo um conjunto de fatores, que o tornarão mais ou menos eficiente. Estes fatores podem ser naturais ou estruturais, variando desde a geografia do seu local de construção até aos materiais utilizados na mesma.
Destacamos os seguintes fatores determinantes para a classificação energética do seu edifício:
- a sua localização;
- o seu tipo: prédio ou moradia;
- o ano da sua construção;
- os materiais associados ao aquecimento das águas sanitárias;
- os equipamentos de climatização: ventilação, arrefecimento e aquecimento.
Nesse sentido, quanto melhores forem os equipamentos utilizados no edifício e os materiais utilizados na sua construção, melhor será o seu desempenho energético e, portanto, mais poderão poupar os condóminos nas suas faturas de eletricidade.
Como solicitar um Certificado Energético
No site da SCE é possível fazer uma pesquisa de peritos qualificados para a emissão dos certificados energéticos, ou contacte-nos diretamente através de amago.pt
Pode contactar-nos e pedir um orçamento. Tenha em atenção que de nada vale fazer o pedido se não reunir toda a documentação necessária.
Os documentos que precisa de ter em mãos na altura de solicitar o seu Certificado Energético são:
- cópia da planta do imóvel;
- Caderneta Predial Urbana (pode obtê-la no Portal das Finanças);
- Certidão de Registo na Conservatória;
- ficha técnica da habitação.
Esse último pode ser substituído por documentos com especificações técnicas dos materiais e sistemas de climatização e produção de água quente utilizados no edifício em questão.
Após a visita ao imóvel e tendo em mãos esses documentos, o perito pode fazer os cálculos que irá introduzir no portal do SCE.
A emissão pode ser feita entre um a cinco dias.
Através da emissão do Certificado Energético pode observar que aspetos do seu edifício devem ser alterados a nível estrutural. Veja esse processo como um investimento: assim poupa nas faturas de eletricidade e evita o desperdício de energia e, consequentemente, dos recursos naturais. Cuide do seu bolso e do ambiente.